CINEPLACE Covilhã
Data da Visita: Outubro de 2024
Sobre o Cinema
![]() |
| Hall de Entrada |
O Cineplace Covilhã localizado no centro comercial Serra Shopping foi inaugurado a 23 de novembro de 2005, pela empresa Castello Lopes. Após a falência do grupo Socorama Castello Lopes, o cinema encerrou a 31 de janeiro de 2013 devido a dívidas acumuladas.
Pouco tempo depois, as salas da mesma empresa no Fórum Castelo Branco também fecharam, deixando o distrito de Castelo Branco sem cinema. Ao contrário da Covilhã, na capital do distrito a decisão foi tomada pela própria administração do centro comercial. Com o encerramento das salas, abriu-se uma oportunidade para o centro comercial Alegro capitalizar a situação. A administração do Fórum foi acusada de negligenciar a sua responsabilidade social para com a cidade de Castelo Branco. A cidade só voltaria a ter cinema a 5 de dezembro de 2015, com a abertura do Cinebox no centro comercial Alegro.
Contudo, na Covilhã os cinemas reabriram poucos meses depois a 3 de outubro de 2013, pela mão da Cineplace trazendo de novo o cinema à cidade.
O Cineplace do Serra Shopping na Covilhã dispõe das seguintes salas:
- Sala 1: 196 lugares
- Sala 2: 181 lugares
- Sala 3: 117 lugares
- Sala 4: 89 lugares
- Total: 583 lugares
Todas as salas estão equipadas com som Dolby Digital 5.1.
A Minha Experiência
![]() |
| Escadaria que conduz ao piso inferior |
A entrada do cinema é ao fundo da praça de restauração do centro comercial. O atendimento foi aceitável embora não tenha sido dos mais calorosos, foi cordial e claro. O acesso às salas é feito através de escadas que descem para um andar inferior, onde se encontram as 4 salas, bem como mesas e cadeiras que permitem esperar pela sessão confortavelmente. As casas de banho estão num terceiro piso, ainda mais abaixo.
No piso superior, também há uma mesa com cadeiras, embora não muito convidativa por ser a única. As paredes estão decoradas com cenas de filmes do início dos anos 2000, mantendo o estilo nostálgico dos antigos cinemas Castello Lopes. Os cartazes dos filmes são físicos, que como já vimos é a norma na Cineplace. Uma adição interessante foi a venda de canecas da empresa, algo que não tinha visto noutros cinemas da empresa.
![]() |
| Lounge de espera no piso inferior |
As pipocas doces estavam frescas e bem caramelizadas, e as casas de banho estavam limpas, o que é sempre um ponto positivo. No entanto, a carpete no exterior das salas estava um pouco gasta e suja, o que dá uma má apresentação ao local, que, apesar de bonito e acolhedor, se sente um tanto escuro no andar de baixo.
O Filme e a Sala
![]() |
| Sala 2 |
A sessão que assisti foi na Sala 2, que possui uma entrada pelo topo, onde descemos até aos lugares. A sala tinha cadeiras bem conservadas e sem estofos rasgados, apesar de gastos. Contudo, as cadeiras são bastante baixas e afundam um pouco, o que pode ser desconfortável para alguém mais baixo, pois em muitos casos fica parcialmente tapado pela frente. O espaço entre as filas é bom, proporcionando um conforto adequado. O cinema não estava cheio, mas havia cerca de 20 pessoas na sessão, enquanto outra sala exibia o mesmo filme.
O som estava em boas condições, mas a projeção deixou a desejar, com a imagem a parecer escura, mesmo em cenas claras. Acredito que a lâmpada do projetor esteja a precisar de substituição. A sala não tinha a limpeza feita, havendo garrafas e copos de sessões anteriores.
O filme visto foi "Joker: Loucura a Dois" (ou simplesmente "Joker 2"), com Lady Gaga e Joaquin Phoenix. Pessoalmente, não gostei muito do primeiro filme, mas este segundo foi pior. O enredo não tinha lógica e as canções surgiam a qualquer momento, sem coerência. Apesar de achar que em relação ao primeiro filme, este até tem um arco mais fácil de compreender, não tem muita razão de existir como filme.
A personagem da Lady Gaga tem uma reviravolta interessante ao se perceber que, afinal está internada por livre vontade, mas acaba por se revelar desconexa da história principal. As cenas musicais são visualmente atraentes e a música em si é boa, mas a sua inclusão parece deslocada. O filme, no geral, é monótono, com poucas situações que realmente cativam. Embora haja algumas frases memoráveis e momentos de tensão no julgamento, o filme falha em agradar.
A personalidade de Arthur/Joker não apresenta desenvolvimento; é a mesma do primeiro filme, sem aprofundamento. Fiquei com a sensação de que tudo estava tratado de forma superficial.
Conclusão Geral
![]() |
| Entrada das quatro salas do complexo |







Comentários
Enviar um comentário