Avançar para o conteúdo principal

CASTELLO LOPES: Mira Maia Shopping (2024) | Avaliação de Cinema

 

 Cinema Castello Lopes Mira Maia

Data da Visita: Agosto de 2024

Entrada do cinema

Sobre o Cinema

Localização do cinema no shopping

Ora bem, estes cinemas têm uma história complexa. O Mira Maia Shopping, localizado no distrito do Porto, abriu as suas portas a 17 de novembro de 2009, originalmente sob o nome Vivaci Maia. Este shopping fez parte de uma cadeia de centros comerciais que incluiu centros nas Caldas da Rainha e na Guarda.

As salas de cinema deste shopping, conhecidas como VivaCine, foram remodeladas em 2014. Com a falência do grupo original, o Mira Maia, foram adquiridos pela ECS Capital, uma sociedade gestora de fundos de capital de risco e reestruturação. Em novembro de 2015, a Widerproperty passou a gerir os espaços, rebatizando-os como La Vie (nas Caldas e na Guarda) e Mira Maia (Porto).

Os três complexos de cinemas encerraram em junho de 2016. Enquanto os centros das Caldas e Guarda reabriram sob a gestão da Cineplace em agosto do mesmo ano, o Mira Maia ficou inativo por mais de um ano. As salas reabriram a 27 de julho de 2017 também sob a gestão da Cineplace, mantendo o traço original das salas e espaços do cinema. 

Em junho de 2022, os cinemas fecharam novamente, mas no dia 17 de novembro de 2022, para marcar o aniversário do shopping, as salas foram reabertas sob a gestão da Castello Lopes. As remodelações incluíram modernização e pintura, substituindo as paredes de madeira envernizada com cartazes físicos expostos, por paredes cinza e televisores. Apesar destas mudanças, as salas em si mantiveram-se mais ou menos iguais, sendo os corredores, o balcão e o bar as áreas que sofreram mais alterações. A Castello Lopes, assumiu estas salas, que se revelam agora como um pequeno, mas agradável, complexo com 4 salas de média-pequena dimensão.

O complexo conta com 402 lugares na totalidade.

A Minha Experiência

 

O cinema localiza-se ao lado da praça de restauração, logo em cima da entrada. A atendente foi simpática, e fiquei agradavelmente surpreendido ao ver baldes temáticos de filmes e copos, algo raro nos dias de hoje. Fui para a Sala 3, o corredor do cinema para lá chegar não é muito grande, é preto e estava bastante limpo e organizado. A sala é pequena, mas assim como o shopping, é charmosa e oferece um ambiente familiar. As casas de banho estavam limpas, mas são muito pequenas. 

Entrada das Salas 3 e 4

A sala tinha cadeiras vermelhas, confortáveis e limpíssimas, sem sinais de desgaste com um ecrã que achei um pouco pequeno para o tamanho do espaço. A qualidade de som era agradável e bem distribuída e equilibrada pela sala. A qualidade de projeção era muito boa. A base para os copos bem como a temperatura da sala estavam impecáveis.

Sala 3

A sessão teve à volta de 20 pessoas, com uma atmosfera tranquila e silenciosa, exatamente o que eu procurava. A nostalgia ao ver o ‘PUBLICIDADE’ no canto direito do ecrã lembrou-me dos tempos em que havia Castello Lopes na minha área de residência.

Na sala durante o filme

O filme foi uma excelente surpresa e figura facilmente entre os melhores do ano para mim, apesar de não ser um grande fã de romances, sou mais que tudo fã de boas histórias. A história é delicada e bem contada, dividida em duas partes: o romance e encantamento entre Lily e Ryle, e o romance e encantamento entre Lily e Atlas na adolescência, seguido pela complicação da relação entre Lily e Ryle depois do reencontro desta com Atlas no presente. 

A performance da Blake Lively foi brilhante, apesar da polémica que a rodeia, e rodeia o filme, há que saber distinguir as coisas. Não sou grande simpatizante da sua figura, mas a atriz teve um desempenho incrível. O filme aborda temas como a violência doméstica, de forma muito inteligente, mas vai além, fala de família, superação e a capacidade de decidir o próprio destino, oferecendo uma reflexão sobre o que realmente significa ter uma família, e de ela nem sempre ser como nós idelizamos.

Conclusão Geral

O Castello Lopes do Mira Maia oferece uma experiência de cinema competente, discreta e calma, ideal para quem prefere evitar grandes multidões. A Castello Lopes conseguiu dar um novo ar a este espaço, e a qualidade das salas, é notável, apesar de não ter sido da empresa desde o seu início o complexo está muito bem mantido. Embora não seja um cinema com as mais recentes tecnologias, o diferencial que oferece é o ambiente e o conforto. A única queixa é o tamanho do ecrã da Sala 3, que me pareceu pequeno para a sala. Não entrei nas restantes mas deduzo que sejam mais ou menos iguais em termos de tamanho de tela. 

Avaliação

8/10




Comentários

Mensagens populares deste blogue

CINEPLACE: La Vie Guarda (2024) | Avaliação de Cinema

   Cineplace Guarda Data da Visita:   Outubro 2024 Entrada do cinema Sobre o Cinema Balcão A cidade da Guarda durante muitos anos teve apenas como cinema, o Cine-Estúdio Oppidana, inaugurado em 1989, e encerrado em abril de 2006 devido à rescisão contratual com a distribuidora ZON Lusomundo. A reabertura a 11 de abril de 2007, com a exibição de 'O Labirinto do Fauno', não foi bem-sucedida. Com capacidade para 265 espectadores, apenas 149 bilhetes foram vendidos em cinco sessões, o que foi insatisfatório e reforçou as razões da Lusomundo para abandonar a Guarda devido à falta de público. Tudo mudou, com a abertura do centro comercial onde se localiza este cinema da Cineplace, La Vie Guarda , foi inaugurado a 4 de novembro de 2008 com o nome Vivaci Guarda , e contava com salas de cinema Vivacine . O grupo detentor do espaço e das salas,  FDO , faliu em 2012, tendo sido posteriormente adquirido pela ECS Capital , que entregou a gestão do shopping à  Wider...

CINEPLACE: Madeira Shopping (2024) | Avaliação de Cinema

   Cineplace Madeira Shopping Data da Visita:  Setembro 2024 Entrada do cinema Sobre o Cinema Hall de entrada As salas de cinema do MadeiraShopping, na cidade do Funchal abriram a 28 de março de 2001, sob a tutela da empresa Castello Lopes, mas encerraram em janeiro de 2013. Reabriram a 12 de setembro de 2013, agora exploradas pela Cineplace.  O cinema conta com 7 salas, distribuídas da seguinte forma: Sala 1 : 143 lugares Sala 2 : 143 lugares Sala 3 : 123 lugares Sala 4 : 333 lugares Sala 5 : 333 lugares Sala 6 : 140 lugares Sala 7 : 158 lugares Total : 1.373 lugares As salas estão equipadas com Dolby Digital 5.1. A Minha Experiência Corredor para as salas A entrada do cinema é espaçosa e ampla, até  um pouco vazia, seria benéfico ter algumas cadeiras onde o público pudesse aguardar pelo filme sentado. As paredes são decoradas com cenas e imagens de filmes marcantes da década de 90 e início dos anos 2000. Essa decoração, embora um pouco datada, tem um charme vi...

Saga: Mitos Urbanos [1-3] | Crítica dos Filmes

  A saga Urban Legends (Mitos Urbanos) é composta por três filmes que exploram o terror slasher sob a ótica das lendas urbanas. Cada produção tem a sua própria abordagem e impacto dentro do género. 3. MITOS URBANOS 2 [URBAN LEGENDS - THE FINAL CUT] (2000) Em terceiro lugar entre os três filmes da franquia, Mitos Urbanos 2 é uma sequela com uma história rasa e pouco envolvente. O aspeto mais interessante do filme é a sua ambientação numa universidade de cinema, um diferencial que poderia ter sido melhor explorado. No entanto, a execução da trama não acompanha essa ideia promissora. A narrativa centra-se num grupo de alunos que precisa de produzir uma tese em formato de filme para concluir o curso. A protagonista, Amy (Jennifer Morrison), decide criar um thriller baseado em mitos urbanos. Este conceito poderia ter originado um enredo instigante, mas o argumento perde-se em clichês e falta de impacto nas mortes. Uma das principais falhas do filme está no tom: tenta misturar terror e ...